Você está pensando em comprar um carro, mas não tem todo o dinheiro para cobrir a aquisição? De acordo com a Associação das Empresas Financeiras e Montadoras (Anef), o financiamento é a modalidade de pagamento mais utilizada pelos brasileiros.
Para conhecer melhor a Anef, acesse: www.anef.com.br
As instituições financeiras oferecem recursos para que pessoas físicas e jurídicas possam realizar a tão desejada aquisição do bem. Porém, antes de fechar negócio é importante entender todos os encargos do financiamento que poderão compor o preço final e a Chevrolet Serviços Financeiros pode ajudar nisso.
Encargos do financiamento devem ser avaliados pelo consumidor
O Custo Total Efetivo (CET) é um indicador criado pelo Banco Central do Brasil para facilitar a comparação entre diferentes ofertas de crédito disponibilizadas no mercado nacional. É esse indicador que mostra, claramente, os encargos do financiamento.
No caso do financiamento de veículos, por exemplo, o CET considera todos os encargos e despesas incidentes, como, por exemplo: juros, Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), registro de contrato junto aos órgãos de trânsito estaduais (se aplicável) e a Tarifa para Confecção de Cadastro (se aplicável), conforme tabela vigente.
Outros itens, como seguros ou outros tipos de serviços contratados, podem contribuir para o aumento dos encargos do financiamento. No momento da aquisição do carro, por exemplo, a Chevrolet Serviços Financeiros permite a inclusão de acessórios e despesas com despachantes, além de seguros como Proteção Mecânica Chevrolet e Seguro Parcela Protegida, mediante a aprovação de crédito do cliente.
Veículo ficará alienado até a conclusão do contrato
Ao fechar o contrato de financiamento, após a análise das taxas e inclusões de possíveis serviços, o veículo permanecerá em nome do proprietário e será dado como garantia à instituição financeira até a quitação de todas as parcelas. A esse processo é dado o nome de alienação fiduciária, conhecido como gravame junto aos órgãos estaduais de trânsito. Ao final do contrato, ocorre a baixa, que significa que o proprietário cumpriu com suas obrigações junto à instituição financeira.