Aviso de Privacidade
Aviso de Privacidade

A GM Financial Brasil respeita a sua privacidade. Qualquer informação que você nos forneça será tratada com cuidado e segurança.

Em atenção à Lei Federal nº 13.709/2018 (“Lei Geral de Proteção de Dados” ou “LGPD”), elaboramos esse aviso de privacidade para explicar como a GM Financial Brasil trata e protege os dados pessoais sob sua responsabilidade.

Em caso de dúvidas sobre as informações apresentadas nesse aviso, encaminhe uma mensagem à Encarregada pelo Tratamento de Dados Pessoais:

Nome: Cinthia Nakata

Encarregada Substituta: Thais Helena Annicelli

Canal de contato: dpo@central.gmfinancial.com

1. Quem somos?

GM Financial Brasil está entre os líderes de mercado de financiamento automotivo e faz parte da GM Financial, uma fornecedora global de soluções de financiamento automotivo, com operações na América do Norte, América do Sul, Ásia e Europa. Para atender a necessidade de nossos clientes, oferecemos soluções de financiamento, consórcio e seguros com um portfólio de produtos inovadores.

No Brasil, a GM Financial Brasil é formada por empresas – a seguir descritas – localizadas na Avenida das Nações Unidas, nº 12.495, Torre A, 6º, 10º e 11º andares, Brooklin Paulista, São Paulo – SP, CEP 04578-000:

BANCO GM S/A

CNPJ: 59.274.605/0001-13

GMAC ADMINISTRADORA DE CONSÓRCIOS LTDA.

CNPJ: 49.937.055/0001-11

GM CORRETORA DE SEGUROS LTDA.

CNPJ: 05.940.706/0001-57

GM CORRETORA DE SEGUROS PARA CONSÓRCIO LTDA.

CNPJ: 46.610.660/0001-95

GMF SERVIÇOS DE MOBILIDADE LTDA.

CNPJ: 03.413.590/0001-72

GENERAL MOTORS IVESTMENT PARTICIPAÇÕES LTDA.

CNPJ: 18.956.886/0001-07

2. O que preciso saber para compreender esse Aviso?

Para facilitar a sua leitura, apresentamos a seguir a definição de alguns termos utilizados neste Aviso:

a. Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD): órgão responsável por zelar, implementar e fiscalizar o cumprimento da LGPD.

b. Dado pessoal: qualquer informação que possa levar à identificação de uma pessoa física, como, por exemplo, nome, documentos de identificação e informações de contato.

c. Dado sensível: dado pessoal que se refere à origem racial ou étnica, à convicção religiosa, à opinião política, à filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, relacionados à saúde ou à vida sexual, dados genéticos ou biométricos relativos à pessoa natural.

d. Encarregado: pessoa indicada pela GM Financial Brasil para atuar como ponto focal em questões relacionadas à proteção de dados pessoais.

e. Titular: pessoa física a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento pela GM Financial Brasil.

f. Tratamento: qualquer operação realizada com dados pessoais, como a coleta, o acesso, o armazenamento, o compartilhamento e a eliminação.

3. A quem esse aviso se aplica?

Este aviso tem como público-alvo:

  • Clientes pessoas físicas
  • Representantes de clientes
  • Visitantes de nossos sites

4. Quais dados pessoais coletamos?

A depender do público-alvo, podemos tratar os seguintes dados pessoais:

Categoria

Público-alvo

Descrição dos dados pessoais

Dados de identificação e contato

Clientes pessoas físicas

·     Nome completo

·     Nacionalidade

·     Naturalidade

·     Gênero

·     Estado Civil

·     Filiação

·     Enquadramento como pessoa exposta politicamente (PEP)

·     CPF

·     Data de nascimento

·     E-mail

·     Telefone

·     Endereço completo

·     RG, órgão expedidor e data de emissão

·     CNH

·     RNE

·     Cópia de documento de identificação, comprovação cadastral e financeira

·     Informações sobre cônjuges e dependentes

·     Foto/imagem

·     Assinatura

Dados de identificação e contato

Representantes de clientes

·     Nome completo

·     Nacionalidade

·     Naturalidade

·     Gênero

·     Estado Civil

·     Filiação

·     Pessoa exposta politicamente

·     CPF

·     Data de nascimento

·     E-mail

·     Telefone

·     Endereço completo

·     RG, órgão expedidor e data de emissão

·     CNH

·     RNE

·     Cópia de documentos de identificação, qualificação profissional e comprovação de renda ou endereço

·     Informações sobre cônjuges e dependentes

·     Assinatura

Dados de identificação e contato

Visitantes de nossos sites

·     Nome completo

·     CPF

·     Data de nascimento

·     E-mail

·     Telefone

·    CEP ou localização

Dados sensíveis

Clientes pessoas físicas

·     Biometria facial

·     Indicação de pessoa com deficiência (PcD)

·     Declaração pessoal de saúde

Dados de verificação de antecedentes

Clientes pessoas físicas e Representantes de clientes

·     Certidões de antecedentes cíveis e criminais

·     Inscrição em listas de sanções ou restrições

Dados de participação societária

Representantes de clientes

·     Cargo

·     Comprovante de poderes de administração

·     Quantidade de cotas

·     Percentual de participação

Dados de veículo

Clientes pessoas físicas

·     Chassi

·     Placa

·     Modelo

·     Cor

·     Ano

·     Renavam

Dados financeiros e de crédito

Clientes pessoas físicas e Representantes de clientes

·     Informações de pagamento, como dados de cartão de crédito

·     Informações da conta bancária (banco, agência, número e tipo da conta)

·     Capacidade econômica (renda e patrimônio)

·     Score de crédito

·     Garantias vinculadas

Dados contratuais

Clientes pessoas físicas e Representantes de clientes

·     Transações realizadas em nossos sites e canais de venda físicos

·     Contratos e condições financeiras (número do contrato, valores, saldo devedor, prazos de pagamento, produto contratado)

Dados eletrônicos

Clientes pessoas físicas, Representantes de clientes e Visitantes de nossos sites

·     Endereço IP, data e horário das conexões realizadas

·     Origem do IP

·     Navegador e dispositivo utilizados para conexão

·     Informações sobre cliques e páginas acessadas

5. Como coletamos os dados pessoais?

Os dados pessoais podem ser coletados das seguintes formas:

  • Fornecidos pelo próprio titular durante suas interações com a GM Financial Brasil, como quando você cria um cadastro em nossos sites, realiza a compra de produtos ou serviços disponíveis em nosso portfólio, realiza simulações de compra ou entra em contato conosco para atendimento;
  • Compartilhados por terceiros, como prestadores de serviços, parceiros comerciais e / ou outras empresas do grupo;
  • De forma automática, a partir da utilização de nossos sites e landing pages.

6. Finalidades, compartilhamento e hipóteses legais

Finalidades

Dados pessoais utilizados

Público-alvo

Compartilhamento Intragrupo e com terceiros

Base legal

Permitir a criação de conta para acesso às funcionalidades e serviços de nosso site e aplicativo

Dados de identificação e contato

Clientes pessoas físicas, Representantes de clientes e Visitantes de nossos sites

Concessionárias

Empresas autorizadas a comercializar cotas de consórcio

Seguradoras parceiras

Fornecedores responsáveis pelo armazenamento de informações e pela gestão de informações

Legítimo interesse (art. 7º, IX da LGPD) 

Validar o cadastro e a identidade de clientes para utilização dos serviços da GM Financial Brasil

Dados de identificação e contato, dados de verificação de antecedentes, dados profissionais, dados de participação societária, dados financeiros e dados contratuais

Clientes pessoas físicas e Representantes de clientes

Fornecedores responsáveis pelo armazenamento de informações, pelos sistemas de gestão de informações e de gestão de riscos

Execução de contrato (art. 7º, V da LGPD) e Cumprimento de obrigação legal ou regulatória (art. 11, II, “a” da LGPD)

Validar contratos e aprovações de crédito e gerenciar o inventário físico de veículos financiados

Dados de identificação e contato e dados contratuais

Clientes pessoas físicas

Fornecedores responsáveis pelo armazenamento de informações e pelos sistemas de gestão de informações

Consultoria externa de auditoria

Execução de contrato (art. 7º, V da LGPD) e Proteção do crédito (art. 7º, X da LGPD)

Formalizar garantias para operações de crédito

Dados de identificação e contato, dados de verificação de antecedentes

Representantes de clientes

Cartórios e Departamentos Estaduais de Trânsito

Fornecedores responsáveis pelo registro dos contratos de garantia, armazenamento de informações e pelos sistemas de gestão de informações, gestão de riscos e processamento de assinaturas

Proteção do crédito (art. 7º, X da LGPD) 

Permitir a condução de auditorias de processos e sistemas para assegurar a segurança e a integridade das operações

Dados de identificação e contato, dados sensíveis, dados opcionais de diversidade, dados de verificação de antecedentes, dados de participação societária, dados do veículo, dados financeiros, dados contratuais e dados eletrônicos

Clientes pessoas físicas, Representantes de clientes e Visitantes de nossos sites

GMF Global

Fornecedores responsáveis pelo armazenamento de informações e pelos sistemas de auditoria 

Cumprimento de obrigação legal ou regulatória (art. 11, II, “a” da LGPD)

Permitir a condução de auditorias de processos e sistemas para assegurar a segurança e a integridade das operações

Dados de identificação e contato, dados sensíveis, dados opcionais de diversidade, dados de verificação de antecedentes, dados de participação societária, dados do veículo, dados financeiros, dados contratuais e dados eletrônicos

Visitantes de nossos sites e Representantes de clientes

GMF Global

Fornecedores responsáveis pelo armazenamento de informações e pelos sistemas de gestão de informações

Legítimo interesse (art. 7º, IX da LGPD)  

Realizar análises de crédito e riscos 

Dados de identificação e contato, dados financeiros, dados contratuais, dados de verificação de antecedentes

Clientes pessoas físicas e Representantes de clientes

GMF Global

Bureaus de crédito

Entidades do mercado financeiro

BACEN

Fornecedores de tecnologia responsáveis pelo armazenamento de informações, sistemas de gestão da informação e gestão de riscos

Cumprimento de obrigação legal ou regulatória (art. 7º, II da LGPD) e  Proteção do Crédito (art. 7º, X da LGPD)

Validar a identidade, realizar testes e monitoramentos e atender exigências de reporte a autoridades

Dados de identificação e contato, dados sensíveis, dados de verificação de antecedentes, dados de participação societária, dados financeiros e dados contratuais

Representantes de clientes e Clientes pessoas físicas

GMF Global

Órgãos reguladores

Fornecedores responsáveis pelo armazenamento de informações e pelos sistemas de gestão e análise de riscos

Cumprimento de obrigação legal ou regulatória (art. 11, II, “a” da LGPD)

Viabilizar o processamento de operações e a execução dos contratos firmados com a GM Financial Brasil

Dados de identificação e contato, dados de veículos, dados financeiros e dados contratuais

Representantes de clientes e Clientes pessoas físicas

Concessionárias parceiras e empresas autorizadas a comercializar cotas de consórcio

Fornecedores responsáveis pelo armazenamento de informações e pelos sistemas de gestão de informações, gestão de relacionamento com o cliente e processamento de assinaturas

Execução de contrato, no caso de clientes pessoa física (art. 7º, V da LGPD), e legítimo interesse, no caso de representantes de clientes pessoa jurídica (art. 7º, IX da LGPD)

Operacionalizar a contratação e o acionamento de seguros pelos clientes

Dados de identificação e contato, dados sensíveis, dados financeiros, dados contratuais, dados de participação societária

Representantes de clientes e Clientes pessoas físicas

Seguradoras

Fornecedores responsáveis pelo armazenamento de informações e pelos sistemas de gestão de relacionamento com clientes

Exercício regular de direitos, inclusive em contrato (art. 11, II, “d” da LGPD)

Permitir a participação em sorteios para consorciados com seguro prestamista

Dados de identificação e contato

Clientes pessoas físicas

Seguradoras, Corretoras e Representantes de Seguros

Fornecedores responsáveis pelo armazenamento de informações e pelos sistemas de gestão de relacionamento com clientes

Execução de contrato (art. 7º, V da LGPD) 

Processar pagamentos reembolsos, estornos

Dados de identificação e contato, dados financeiros e dados contratuais

Representantes de clientes e Clientes pessoas físicas

Instituições Bancárias e Concessionárias parceiras

Fornecedores responsáveis pelo armazenamento de informações e pelos sistemas de gestão de pagamentos e de gestão de relacionamento com clientes

Execução de contrato, no caso de clientes pessoa física (art. 7º, V da LGPD), e legítimo interesse, no caso de representantes de clientes pessoa jurídica (art. 7º, IX da LGPD)

Atender solicitações, chamados e dúvidas recebidos em nossos canais de contato

Dados de identificação e contato

Clientes pessoas físicas, Representantes de clientes e Visitantes de nossos sites

Fornecedores responsáveis pelo armazenamento de informações e pelos sistemas de gestão de relacionamento com clientes

Legítimo interesse (art. 7º, IX da LGPD) e Cumprimento de obrigação legal ou regulatória (art. 11, II, “a” da LGPD) 

Enviar comunicações personalizadas sobre nossos produtos e serviços via SMS, e-mail, telefone, redes sociais e aplicativos de mensageria.

Dados de identificação e contato e dados contratuais 

Clientes pessoas físicas, Representantes de clientes e Visitantes de nossos sites

Concessionárias parceiras, Empresas autorizadas a comercializar cotas de consórcio, Seguradoras e  Corretoras

Fornecedores responsáveis pelo armazenamento de informações, pelos disparos de comunicações e pelos sistemas de gestão de relacionamento com clientes

Legítimo interesse (art. 7º, IX da LGPD)  

Monitorar a ocorrência de fraudes e/ou demais atitudes ilícitas

Dados de identificação e contato, dados profissionais, dados de participação societária, dados financeiros e dados contratuais

Clientes pessoas físicas e Representantes de clientes

Escritórios parceiros

Fornecedores responsáveis pelo armazenamento de informações e pelos sistemas de gestão de riscos e gestão de relacionamento com clientes

Cumprimento de Obrigação Legal ou Regulatória (art. 7º, II da LGPD)

Cumprir com obrigações legais e regulatórias, como as de emissão de notas fiscais, registros de gravames, comunicações com o Banco Central e de guarda de registros de acesso.

Dados de identificação e de contato, dados financeiros, dados contratuais dados de veículos e dados eletrônicos

Clientes pessoas físicas e Representantes de clientes

Autoridades competentes

Fornecedores responsáveis pelo armazenamento de informações

Cumprimento de obrigação legal ou regulatória (art. 7º, II da LGPD)

Permitir a melhoria técnica contínua de nossos portais e aplicativo, corrigindo erros e adaptando o conteúdo aos dispositivos mais utilizados.

Dados eletrônicos

Clientes pessoas físicas, Representantes de clientes e Visitantes de nossos sites

Prestadores de serviço responsáveis pela operacionalização dos portais e do App

Legítimo interesse (art. 7º, IX da LGPD)

Personalizar e melhorar nossos produtos e serviços

Dados eletrônicos

Clientes pessoas físicas, Representantes de clientes e Visitantes de nossos sites

Prestadores de serviço responsáveis pela operacionalização dos portais e do App

Legítimo interesse (art. 7º, IX da LGPD)

Permitir a defesa de interesses da GM Financial Brasil em processos administrativos, judiciais ou arbitrais

Dados de identificação e de contato, dados contratuais e dados financeiros

Clientes pessoas físicas e  Representantes de clientes

GMF Global

GMB

Autoridades competentes

Escritórios de advocacia

Fornecedores de sistemas de gestão jurídica

Exercício regular de direitos (art 7º, VI da LGPD)

7. Por quanto tempo armazenamos os dados pessoais?

Como regra, a GM Financial Brasil armazena dados pessoais apenas pelo período necessário para atendimento das finalidades relacionadas nesse aviso de privacidade, observado o disposto nos artigos 15 e 16 da LGPD. Em alguns casos, as informações poderão ser mantidas por período complementar caso necessário para o cumprimento de obrigações legais e regulatórias ou para  resguardar o exercício de nossos direitos.

Você pode solicitar mais detalhes sobre períodos de retenção de seus dados por meio do envio de solicitação ao canal de contato disponível nesse aviso.

8. Como protegemos seus dados pessoais?

Chevrolet Serviços Financeiros armazena os dados pessoais sob rígidos processos de segurança, respeitando as diretrizes de suas políticas e de seus procedimentos internos, os quais foram desenvolvidos em observâncias às melhores práticas sobre o tema. Nesse sentido, são adotadas medidas de segurança técnicas e organizacionais razoáveis para proteger os dados pessoais contra acessos não autorizados e/ou situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou difusão. Tais medidas incluem:

  • Criptografia dos dados para proteção durante a transmissão e o armazenamento, além de criptografia em dispositivos de usuário final e em mídias removíveis. Realização de backups regulares de forma majoritariamente automática, estando a geração manual de cópias de segurança restrita a soluções e serviços de TI que não suportam processos críticos de negócio.
  •  Controles de acesso restritos para garantir que apenas pessoas autorizadas possam acessar os dados.
  • Monitoramento contínuo de sistemas para detectar e corrigir vulnerabilidades (gestão de vulnerabilidades de soluções e serviços de TI).
  • Programa de governança em privacidade estruturado, atualizado e aplicado às suas atividades.
  • Políticas de segurança claras e revisadas periodicamente.
  • Estabelecimento de obrigações de confidencialidade e proteção de dados com funcionários, parceiros e fornecedores de serviços.

9. Transferência internacional de dados pessoais

A GM Financial Brasil pode transferir dados pessoais para organizações localizadas fora do Brasil para as seguintes finalidades:

Finalidade da transferência

Países de destino

Armazenamento de dados em nuvem

Estados Unidos

Compartilhamento de dados com equipes de suporte de outras empresas pertencentes ao grupo econômico (GMF Global), localizadas nos países de destino indicados a seguir, para viabilizar a gestão operacional centralizada e o suporte à GM Financial Brasil.

Estados Unidos, Brasil, Mexico, Chile, Colômbia e Peru

Uso de sistemas com armazenamento de dados no exterior

Estados Unidos

Comunicação e reporte às equipes globais da GMF

Estados Unidos, México, Chile

A transferência internacional de dados ocorrerá durante todo o período de tratamento, conforme os prazos estabelecidos no item 8 deste Aviso.

Além disso, a transferência internacional de dados é realizada de forma segura, com a adoção de medidas técnicas e administrativas adequadas aos padrões de segurança da informação, e em conformidade com a legislação de proteção de dados aplicável. 

10. Como utilizamos cookies?

Um cookie é um arquivo baixado no seu computador quando você acessa determinadas páginas da web. Os cookies permitem que uma página da Web, entre outras coisas, armazene e recupere informações sobre os hábitos de navegação de um usuário ou seu equipamento e, dependendo das informações que eles contêm e da maneira como usam seus equipamentos, eles podem ser usados para reconhecer o usuário.

A GM Financial Brasil possui uma Política de Cookies. Ao usuário será disponibilizada a ferramenta necessária para a revogação da autorização quanto à utilização dos cookies, por meio das orientações específicas na referida política.

11. Quais são seus direitos e como exercê-los?

A Lei Geral de Proteção de Dados assegura direitos relacionados ao uso de dados pessoais, os quais podem ser exercidos pelo próprio titular dos dados ou por representante devidamente habilitado e se respeitadas as limitações técnicas e jurídicas eventualmente aplicáveis, bem como condições de validação de identidade, quando o caso.

A seguir, descrevemos os direitos assegurados pela LGPD:

  • Solicitar confirmação sobre a utilização de seus dados pessoais;
  • Solicitar acesso aos seus dados pessoais;
  • Solicitar correção de dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;
  • Solicitar bloqueio, eliminação ou anonimização de dados pessoais desnecessários, excessivos ou utilizados em desacordo com a LGPD;
  • Solicitar a portabilidade de seus dados pessoais, conforme critérios oportunamente definidos pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados;
  • Solicitar a eliminação de dados pessoais utilizados com base na sua autorização;
  • Solicitar informação sobre o compartilhamento dos seus dados pessoais;
  • Solicitar informação sobre as consequências caso você não autorize a utilização dos seus dados pessoais;
  • Revogar eventuais autorizações manifestadas para a utilização dos seus dados pessoais;
  • Peticionar junto à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
  • Opor-se à utilização de seus dados pessoais com fundamento em uma das hipóteses de dispensa do consentimento;;
  • Solicitar informações adicionais sobre transferências internacionais; e
  • Solicitar critérios ou a revisão de decisões autônomas.

12. Histórico de alterações

Este Aviso poderá sofrer atualizações e ajustes a qualquer tempo. A versão mais recente será sempre disponibilizada no site. Este aviso de privacidade foi atualizado pela última vez em: 03/10/2025